As franquias estão geralmente ligadas aos seguros, sendo um dos termos que gere alguma confusão aos clientes no momento da contratação, sendo assim, importante clarificar este termo para uma melhor compreensão por parte destes.
A franquia associada a um seguro corresponde ao valor que fica à responsabilidade do cliente. Esta surge como espécie de segurança para as seguradoras, uma vez que o cliente sabe à partida que valor do seu prejuízo ficará a seu cargo. Todavia, os valores e o tipo de franquias associados ao seguro têm estar previamente assegurados no contrato.
Quanto aos tipos de franquias existentes, estas podem ser obrigatórias e facultativas. No caso das franquias obrigatórias são as que encontram-se contratualizadas na aquisição do seguro, ou seja, aquelas que em caso de determinados sinistros terá sempre de cumprir. No entanto, as franquias facultativas, são as que podem ser escolhidas pelo cliente no ato da contratação, tendo a liberdade de optar.
Ainda assim, quando se fala nos valores das franquias, podemos observar dois tipos, as fixas e as variáveis. Na franquia fixa, o valor é definido logo à partida, ficando independente do valor do sinistro ou do capital seguro. Enquanto as franquias variáveis, o valor depende de uma percentagem aplicada ao valor do dano, em quanto maior for esse valor, maior será a franquia paga pelo cliente.